23 setembro, 2008

Canta em inglês



mal
mas já é alguma coisa:

"Jack and Jill


went up the hill


to fetch a pail of


water





jack fell down


and broke his crown


and jill came tumbling


after"

Este ano estou realmente a verificar que a forma como educamos as nossas crianças nas escolas e jardins de infãncia está desfazada no tempo, é pouco criativa e apelativa ao completo desenvolvimento da criança. Digo-o como profissional mas acima de rudo como mãe de um míudo que frequenta uma escola inglesa. Eles tem uma rotina semanal na qual praticam e desenvolvem uma série de actividades: "show and tell": levam uma qualquer coisa à escolha que esteja relacionado com o tópico que estão a abordar (as cores, tempo, animais, estasções do ano), e explicam a escolha aos colegas; "kitchen": cozinham mas utilizam unidades de medida e/ou desenvolvem a criatividdae artística relacionada com o tópico; "libary": trazem semanalmente dois livros para casa que serão depois trocados, são eles que escolhem os livros e habituam-se a frequentar a biblioteca e a usufruir da mesma da forma que quiserem, "art and movement" exploram sons e exercitam o corpo treinando com música e drama; "homework": caderno diário onde todas as segundas vem uma rima que devemos praticar em casa todos os dias de uma forma relaxada como eles dizem "please enjoy the ryme with your chil" e às quintas vem um trabalho de matemática que relaciona os n.º com actividades partilhadas em família por exemplo ver jornais e cortar n.º de 1 a 6 depois colar no caderno e voltar a contá-los. Além disto, tem um dia da semana onde, vão para o ginásio e praticam uma série de desportos desde basquetebol a futebol e até ballet. A escola organiza pequenos teatros e actividades que implicam sempre a presença dos pais: angriar de dinheiro para instituições carenciadas, esta semana por exemplo foi realizada uma actividade onde as crianças corriam no campo de jogos e quantas mais voltas dessem mais dinheiro iriam contrinbuir, cada volta 0,50. Durante o dia ainda têm tempo de realizar imensos desenhos, colagens e tesouradas que trazem diaramente para casa, fora aquelas coisas que estão relacionadas com o tópico e que vêm normalmente para casa de três em três mese numa capa. Efectuam uma duas visitas por trimestre onde vão de autocarro e levam "snack" que adoram! O local tem imenso verde e espaço para correrem e saltarem.


Isto tudo é feito apenas das 8.00 às 15.00. Imaginem ás 15.00 acabam as aulas e eles estão livres para vir para casa ou brincar nos "beasy bees".


Isto com míudos de QUATRO anos e tudo feito num tom de briancadeira mas muito a sério. Tudo feito com muita dedicação com turmas de catorze alunos no máximo, a dele por ser especial só tem 9 meninos, e com carinho quanto baste sem exageros com alguns castigos quando não formam filas bem feitas e acima de tudo a pensar no seu pleno desenvolvimento. outra curiosidade é que nesta fase da "recepcion" (a nossa pré) os colegas não são os mesmos da "nursery" habituam-nos a não criar laços de formas a saberem conviver sempre com pessoas diferentes.




E ele adora, muito mais estar ali do que quando frequentava uma instituição portuguesa. Infelizmente.