01 setembro, 2005

Com ele, quatro gerações


Bi é o nome carinhoso que a minha avó Nela ficou quando o D. nasceu. Foi ela que me abriu a porta num dos momentos mais difíceis, e tomou conta de mim. De mim e dele ainda na barriga. Foi na cama dela que algumas vezes fiquei perdida de dores no coração e no futuro incerto da minha gravidez periclitante. Pequenos laivos de sangue, que segundo ela os antigos diziam tratar-se de uma limpeaza do organismo, nunca abalaram a sua confinaça de que tudo ia correr bem. Correu, em grande parte por causa dela, das suas palavras e principalmente de pequenos gestos de amor que fazem sempre toda a diferença. Tinha medo do meu parto, lá tinhas as suas razões. Eu não tinha, agora tenho.
Depois do D. nascer foi ela que mais uma vez tomou conta de mim, de nós. Precisava que olhassem por mim, tinha muitos pontos e o D. uma cabeçita pequenina com uma enorme ferida da ventosa. Estava cansada tinha medos, muitos, e foi ela que esteve lá sem criticas sem imposições sem cobrar facturas no final do dia.
Mais uma vez quando apressadamente tive que ir trabalhar foi ela que ficou com o D. sozinha, só ela, com os seus 79 anos. Mimou-o e amou-o com a vagarosa calma de uma vida passada cheia de contratempos, arrependimentos e faltas de tempos para todos os que ficaram nas outras gerações. Tomou conta de nós, os três, sem nunca intreferir. Viveu cada conquista do D. como se da sua própria vida se tratasse. Diz que passou mais tempo, e tempo é coisa que lhe vai escapando pelas mãos, com ele do que com os próprios filhos e netos, e é verdade. Tenho a certeza que o ama muito, quem sabe se mais...
O ano lectivo terminou para mim e para ela. Ainda bem, na altura certa, estava magra e muito cansada. A Bi vai fazer 80 anos, são muitos anos para ficar com um menino que procura a correr a vida.
Hoje e mais uma vez vai ser ela a ficar com ele. Vou descansada porque sei que ele está bem com ela.
Amanhã e depois de amanhã, e depois de todos os depois, sei que posso contar com a minha avó. Sempre.
Espero que ela possa contar comigo. Sempre.